| Ligue para nós: (+ 351) 232618099

O que é um Save The Date?

13 | 12 | 2018
O que é um Save The Date?

Como normalmente os convites de casamento são entregues com apenas um ou dois meses de antecedência, é previamente enviado um impresso para que os convidados reservem a data em suas agendas: O Save The Date.

Desta forma, é mais provável que os seus convidados confirmem a sua presença, não havendo margem para assumirem outros compromissos no dia do evento.

---

Save The Date: Um hábito cultural

Após anos de namoro, um casal decidiu oficializar o matrimónio. Começam então os preparativos, incluindo a escolha de uma data para a grande festa. Como parte da tradição, os convites são enviados às pessoas que os noivos querem ver presentes na cerimonia, mas antes do convite oficial é enviado uma espécie de pré-convite.

Nesse pré-convite (o chamado Save The Date), vão apenas as informações mais básicas sobre o acontecimento: O motivo do evento (neste caso um casamento), os nomes de quem convida e o dia e o local do evento.

O pré-convite serve para que os convidados não marquem presença em nenhum outro compromisso naquela data. Quem convida contará assim com a confirmação de presença dos seus convidados. A função principal do Save The Date é avisar as pessoas para "marcarem o evento na agenda" sob a forma de compromisso.

---

Por que um Save The Date

Mas afinal, qual o motivo do envio de um pré-convite sendo que o convite oficial será enviado depois?

O Save The Date servirá para os convidados organizarem a sua agenda para estarem presentes no evento. Caso seja necessário comprar passagens, reservar hoteis, alugar carros... O Save The Date serve para os seus convidados se pré-organizarem.

---

Para quem e com que antecedência devo distribuir o Save The Date?

Poderá enviá-los assim que tiver a data do evento oficialmente definida e o local da festa reservado.

O objetivo é garantir que o maior número possível de convidados estejam presentes no evento. O que significa que a lista dos convidados deverá estar concluída neste estágio do planeamento. Pode começar por entregar para as pessoas mais próximas como familiares e amigos mais próximos e posteriormente os outros convidados.

Pode inclusive apenas entregar o Save The Date para as pessoas mais próximas.

Uma nota importante: Se estiver na dúvida entre convidar ou não alguém, não envie o Save The Date para essa pessoa. Deixar que a pessoa reserve a data e não enviar o convite para elas é uma gafe imperdoável.

---

Qual o tamanho ideal?

O tamanho deve ser escolhido de acordo com a finalidade e com o suporte. Se for um imã de frigorífico o tamanho será bem menor do que um marcador de livros ou um formato impresso.

---

O que escrever?

Poderá escrever na forma tradicional em inglês (Save The Date) ou em português (Reserve a Data ou Reserve esta Data).

---

O Save The Date serve para qualquer evento?

Geralmente, o Save The Date é muito mais comum e usado em casamentos. Afinal foi onde essa tendência surgiu.

Contudo, ele também pode ser usado quando o evento for algo marcante na vida de quem convida. Formaturas, festas de aniversário (principalmente as que celebram datas marcantes como 50, 60, 70, 80 anos de vida), aniversários de casamento (bodas de prata, ouro, diamante...) são exemplos de festividades aonde se utiliza o Save The Date. Algumas lojas utilizam-no para informar os seus clientes sobre promoções, aberturas de lojas, chegadas de novas colecções...

Artigos em destaque

Outros posts