mady-moreira@sapo.pt | Ligue para nós: WhatsApp-Viber-Telegram +351 960 119 353

Dicas para fotografar crianças


As fotos de meninos podem dar muita criatividade, obtendo fotografias cheias de espontaneidade e é preciso e dispensável que o fotógrafo saiba captar o momento em que expressam maior espontaneidade e dinamismo. A presença da mãe garante segurança aos pequenos.

Recomenda-se não utilizar flash e aproveitar a luz natural.

Há que orientar aos meninos explicando-lhes o funcionamento da câmara e do flash. Desta forma conseguiremos que não se assustem e estabelecendo amizade com o fotógrafo. O mais importante é pôr-se a sua altura, isto é abaixarmo-nos para manter-nos à mesma altura, evitando assim as fotografias acima de suas cabeças.

Os primeiros planos podem ser espectaculares. Podem-se aplicar os conceitos da técnica de retratos.

É importante que actuem de forma natural, que estejam fazendo algo. Para não nos fazer notar se recomenda utilizar uma zoom e fotografar de longe.

A foto dos meninos

 Os meninos costumam aborrecer-se rápido, pelo que não se lhes pode fazer esperar e que estejam posando durante muito tempo. Há que lhes deixar mover-se livremente para captar suas expressões e movimentos espontâneos, que costumam durar instantes ou segundos.

 Qualquer brinquedo pode resultar de grande ajuda para entreter ao menino, e fazer-lhe mais natural. As tomadas fotográficas no exterior costumam ser mais fáceis de conseguir, já que o menino se esquece da câmara e actua com naturalidade.

Fotografando bebes

BEBÉS são excelentes para a fotografia, já que são expressivos e não se preocupam com a câmara. Mas a tarefa de fotografar bebés não é das mais fáceis. Não devemos empenhar-nos em fazê-los posar, sentem-se magnificamente nos braços de sua mãe ou entre seus brinquedos, mas devemos ter paciência para captar uma expressão. Costumam sentir-se incómodos sob o calor das luzes e a sessão deve fazer-se o mais breve possível.

Algumas orientações podem ajudar os fotógrafos de primeira viagem a obter um material de melhor qualidade em que o bebé, de fato, é a estrela. Antes de mais nada, é conveniente usar sempre fundos brancos e lisos. Aqueles lençóis e forros de carrinho feitos com tecido estampado, acabam concorrendo com a imagem principal e não causam bom efeito. O mesmo vale para cores fortes, que podem reflectir na criança e distorcer a cor original da pele.

Para dar força à imagem fotografada, também é preciso economizar nos brinquedos que aparecem em profusão, invariavelmente, nas fotos de bebés. Se a opção for fotografá-lo brincando, um bonito brinquedo será suficiente. Flashes também costumam assustar os bebés. Assim, vale a pena aproveitar aquela luminosidade que entra pela janela. Os horários das 10h e das 16h são os mais indicados por conferirem um toma mais quente às fotos, tal como vemos nos filmes românticos.

O ambiente em que a foto será feita também é importantíssimo. É muito comum - principalmente em aniversários, quando é maior o número de pessoas - ter vários grupos fazendo festinha e tentando atrair a atenção do bebé. Não adianta. Ele vai ficar agitado, sem saber para onde olhar e vai acabar caindo no choro. Para atrair o olhar do filhote para a lente, basta que uma pessoa fique atrás do fotógrafo. É preciso observar também a disposição da criança. Jamais exija dela sorrisos se a foto está sendo feita quando ela está com sono ou fome.

Olá!